quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Esquadrão é superior na Arena Fonte Nova e fatura último BaVi do ano

Rafael Miranda e o artilheiro Fernandão carimbaram a vitória tricolor

Era uma vez um tabu. Nove anos depois o Esquadrão voltou a vencer um BaVi na sua casa, a Fonte Nova, e encerrou o jejum de triunfos no clássico, outro tabu que durava mais de dois anos. A alegria tricolor chegou na noite desta quarta-feira (9) quando o Bahia foi superior durante todo o duelo da 27ª rodada do Brasileirão e venceu o Vitória na nova Arena por 2 a 0. Os gols aconteceram no primeiro tempo, primeiro pela cabeça de Rafael Miranda e depois pelos pés do artilheiro Fernandão.

Com a rodada ainda a ser finalizada, o Rubro-negro saiu de campo ainda na sexta colocação, com 37 pontos. O Tricolor deu um salto de cinco lugares na tabela de classificação e com 36 pontos alcançou a nona posição. O clássico já foi, mas o Brasileirão continua e no final de semana acontece a 28ª rodada. O Vitória é o primeiro a entrar em campo e às 18h30 do sábado (12) recebe o Coritiba no Barradão. O Bahia joga no domingo (13) e tem compromisso fora de casa, diante do Goiás, no Serra Dourada, também a partir das 18h30.

Acompanhe a situação de todos os times na tabela de classificação

O duelo - A forte chuva que caía em Salvador atrasou a chegada da delegação rubro-negra. Pouco mais de dez minutos após o previsto a bola rolou na Arena Fonte Nova. O jogo começou com o Bahia tomando a iniciativa, jogando mais emcima e partindo para o ataque. O Vitória esperava pelo erro tricolor e acabou levando o primeiro susto aos três minutos. Madson avançou pela direita, mandou o cruzamento para a área e Fernandão cabeceou com perigo, mas Wilson conseguiu defender.

Uma das principais saídas de ataque do Bahia funcionavam na na bola longa lançada para William Barbio, na direita, se aproveitando da deficiência defensiva do Vitória na sua esquerda. Mas foi em outro tipo de cruzamento que o Esquadrão abriu o placar. No escanteio cobrado por Wallyson, aos 16', Rafael Miranda apareceu para cabecear na área e descolou o primeiro gol da partida.

Depois de abrir o placar o Tricolor segurou o esquema no ataque e, de forma inteligente, conseguia se aproveitar dos erros do Vitória quando saia para atacar. Em mais um lance originado pela direita, Barbio chegou chutando, Wilson espalmou para frente e quando Fernandão pegou a sobra no centro da área não perdoou. O atacante do Bahia mandou o chute e ampliou a vantagem do Esquadrão. Em desvantagem, o Vitória não conseguia jogar. As armações não funcionavam fosse pelas laterais ou pelo meio e o ataque rubro-negro ficou isolado.

No segundo tempo, o Vitória voltou com mais presença ofensiva, segurou o Bahia no seu campo defensivo, mas a maior posse de bola rubro-negra não resulta em boas jogadas de ataque na área. O mérito era também da defesa tricolor, bem organizada na zona intermediária. Ao tempo que se segurava na defesa, o Esquadrão esperava para dar o bote no contra-ataque e dessa forma, na jogada capitaneada por Barbio, quase aumentou a vantagem aos 13 minutos. Rafael Miranda pegou sobra na área depois da jogada individual de Barbio e carimbou o travessão com uma bomba.

Esbarrando na forte marcação, o Rubro-negro só chegou com mais perigo aos 27 minutos, na jogada individual de Alemão, que entrou no intervalo, no lugar de Leilson. Ele invadiu a área, ajeitou, chutou cruzado e a bola bateu na trave antes de sair. Mais equilibrado, o Bahia se manteve no trabalho defensivo e seguia saindo em contra-ataque para assustar o Leão. Nesta receita o jogo foi até o final, sem gols na segunda etapa.

Bahia 2 x 0 Vitória - 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Data: 9/10/2013, 21h
Local: Arena Fonte Nova, Salvador
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Fabio Pereira

Bahia: Marcelo Lomba; Madson (Fabrício Lusa), Lucas Fonseca, Demerson e Raul; Feijão, Rafael Miranda, Hélder e William Barbio; Wallyson (Marquinhos Gabriel) e Fernandão (Obina). Técnico - Cristóvão Borges

Vitória: Wilson; Luís Gustavo, Victor Ramos, Kadu e Juan; Michel (Felipe), Caceres, Marquinhos e Renato Cajá (William Henrique); Leilson (Alemão) e Dinei. Técnico - Ney Franco

Fonte: Site Ibahia

Juliana Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário